LiveZilla Live Help

Conheça Natal

O Rio Grande do Norte é a Terra do Sol, de praias de areias brancas, dunas, coqueiros e muita paz. Um lugar para descansar, admirando a beleza da paisagem. Aqui o verão dura o ano inteiro e o calor é amenizado por uma brisa constante. Com 400 km de litoral, o Estado tem praias de mar calmo, com piscinas naturais formadas por arrecifes, mas também praias com ondas, boas para o surfe e praias quase desertas, com dunas e coqueirais.

Em Natal, além das belas praias urbanas, o turista tem várias opções de lazer, de baladas na noite natalense à excursões culturais pelos museus e monumentos. Confira algumas atrações da capital potiguar.

Centro de Turismo

No prédio que outrora foi um presídio, várias lojas de artesanato e souvenirs, galeria de arte, restaurante, bares e eventos, como o Forró com o Turista. A arquitetura original foi toda restaurada pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, e a bela vista para a Praia do Meio já vale a viagem.

Farol de Mãe Luiza

Construído em 1951, no alto do bairro de Mãe Luiza, o farol possui 37 metros de altura, e lanterna com alcance de 44 metros. De seu alto pode-se ter uma visão panorâmica desde a Praia de Genipabu até Ponta Negra, sendo uma boa opção para quem busca belas imagens de Natal.

Igreja do Galo

Outra preciosidade arquitetônica da capital potiguar é a Igreja e Convento Santo Antônio, popularmente conhecida como "Igreja do Galo". Na construção de estilo barroco, datada de 1766, o visitante terá a oportunidade de conhecer o Museu de Artes Sacras, que agrega um atrativo a mais ao local.

Teatro Alberto Maranhão

Encravado no coração do bairro mais antigo de Natal, a Ribeira, o Teatro Alberto Maranhão foi construído no final do século XIX. Resguardando linhas e elementos da arquitetura francesa da época, o TAM é monumento tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Rio Grande do Norte. Um grande atrativo cultural, não só por sua efervescente programação, mas também pela história viva que representa e traz consigo.

Forte dos Reis Magos

O Forte dos Reis Magos compete acirradamente com o Morro do Careca, no quesito “cartão postal mais lembrado de Natal”. Marco da colonização portuguesa no Estado, teve sua construção inicidada em 1598, e chegou a ser ocupado por Holandeses entre 1633 e 1654. Está localizado nas proximidades do encontro do Oceano Atlântico com a foz do Rio Potengi. Além da história que carrega, a beleza do Forte e a vista que ele proporciona são únicas.

Barreira do Inferno

Primeira base de lançamentos de foguetes da América Latina, a Barreira do Inferno recebe este nome por estar no alto de uma falésia altíssima, de cor avermelhada. Hoje em dia, a base realiza pesquisas espaciais e recebe grupos de visitantes com horário marcado.

Parque das Dunas

O segundo maior parque urbano do Brasil, tem uma área de preservação de 1.172 hectares, que abriga um dos últimos resquícios de mata atlântica do país. O Parque se estende ao longo de toda a Via Costeira até o Bosque dos Namorados, de onde saem caminhadas guiadas pelas trilhas. Ideal para quem aprecia a natureza.

Cajueiro de Pirangi

Esta “aberração genética” (segundo pesquisas científicas) é uma das mais belas e fascinantes árvores que existem. Com uma copa de 8.400m2, o maior cajueiro do mundo chega a produzir 60 mil cajus por safra. O local conta com estrutura de lojinhas de souvenirs e passeios guiados.

Praia de Pipa

Situada a cerca de 85km de Natal, a Praia da Pipa é imperdível para quem busca aventura durante o dia e badalação à noite. Eleita pelo Guia 4 Rodas como uma das 10 mais belas do Brasil a Praia da Pipa concilia a beleza das enseadas e falésias, à infra-estrutura, com charmosas pousadas, lojinhas de artesanato, bares e restaurantes. É famosa pelas suas caminhadas pelo Santuário Ecológico, por ser a Meca dos surfistas Potiguares e por sua noite "caliente", frequentada por turistas do mundo todo.

Praia de Genipabu

A praia de Genipabu é parada orbigatória para os turistas que fazem passeios de buggy. As belíssimas dunas prometem fortes emoções: lagoas com "aerobunda" e "esquibunda", manobras ousadas dos bugueiros e passeios em cima de dromedários. Vários restaurantes no local, e visual deslumbrante, neste que é um dos mais conhecidos cartões postais do litoral norte-riograndense.

Praia de Maracajaú

Comparada ao Caribe e Tahiti por revistas internacionais, a praia possui um conjunto de corais em sua costa, chamados de "Parrachos de Maracajaú", que proporcionam uma bela visão aos olhos de quem deseja mergulhar para contemplar a fauna e flora marinha ou simplesmente nadar, aproveitando a plataforma instalada a aproximadamente 7 Km da costa, sendo este trajeto feito de lancha.

Lagoa de Jacumã

Ainda no litoral Norte, a Lagoa de Jacumã é famosa pela belíssima vista, proporcionada pelas gigantescas dunas à sua volta. Além disso, o "aerobunda" é outro grande atrativo: versão moderna do "esquibunda", consiste em cabos aéreos que levam a pessoa do topo da duna ao refrescante banho nas límpidas águas. Fica próxima à praia de Jacumã, no litoral Norte.

Carnatal

Todos os anos, durante o mês de dezembro, a cidade de Natal para: é o Carnatal nas ruas! A festa é uma das pioneiras das micaretas que se espalharam pelo país. Há quinze anos na ativa, o Carnatal é a maior festa da cidade, e em quatro dias costuma reunir mais de um milhão de pessoas nas ruas próximas ao estádio Machadão. São 13 blocos com as maiores estrelas da música baiana: Ivete Sangalo, Chiclete com Banana, Babado Novo, Asa de águia, entre outros.

Forró com o Turista

Há quase 20 anos na ativa, o Forró com Turista, acontece todas as quintas-feiras no Centro de Turismo. É a melhor chance de conhecer o verdadeiro forró-pé-de-serra e suas vertentes: xote, xaxado e baião. Além disso, a Cia. de Dança Arte e Movimento dispõe de dançarinos para ensinar os vários estilos da dança. Comida e bebidas típicas, traslado para os turistas e outros serviços são oferecidos.